61 3429 2900   |   cettro@cettro.com.br
 
 

19/01/2018
Dra. Cristiane Decat Bergerot, Psico-Oncologista do Cettro, Phd

Psico-Oncologia

 
No dia 24 de dezembro tivemos uma grande perda. Dra. Jimmie Holland, médica psiquiatra, grande precursora da Psico-Oncologia, aos 89 anos nos deixou de forma inesperada, ainda vigorosamente atuante em suas atividades profissionais.  

Já no início dos anos 70, preocupada com os aspectos emocionais de pacientes com câncer e seus familiares, estudou a fundo os diferentes fatores envolvidos no processo de adoecimento. Por meio do seu trabalho diversos tabus foram quebrados e o estabelecimento de novos padrões conquistados na psicologia e na oncologia.  

Como exemplos clássicos de uma fração pequena de seu trabalho hercúleo citamos a abertura para se falar abertamente sobre o câncer e sobre a comunicação do diagnóstico e do prognóstico com o paciente, a desistigmatização do câncer, o rompimento com o misticismo que associou por anos sintomas depressivos e atitudes emocionais negativas ao desenvolvimento do câncer e a rejeição à "tirania do pensamento positivo".  

Mais tecnicamente, Dra. Jimmie Holland estabeleceu como prioridade a discussão dos sintomas emocionais com a equipe, a correlação entre sintomas físicos e emocionais com potencial uso de alguns antidepressivos ou ansiolíticos no tratamento de sintomas físicos (ex.: dor e náusea) e inseriu a avaliação seriada do distress como mais um sinal vital a ser mensurado na rotina de um serviço de oncologia, promovendo a denominada "ciência dos cuidados". Suas conquistas são imensuráveis.  

Dra Jimmie Holland fundou a divisão de Psiquiatria do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, local em que trabalhou por mais de 40 anos como chefe do Departamento, sendo inclusive uma grande pioneira, visto que foi a primeira mulher a ocupar um cargo desta envergadura. Fundou a Sociedade Americana de Oncologia Psicossocial (APOS) e a Sociedade Internacional de Psico-Oncologia (IPOS). Publicou diversos livros e artigos científicos, sendo responsável pelos tratados fundamentais em Psico-Oncologia, publicados em 1989, 1998, 2010 e 2015.  

No livro de condolências da IPOS, deixamos registrada nossa impressão traduzida da seguinte forma: "Há pessoas raras cuja passagem pelo mundo assemelha-se a um cometa; enquanto presentes emitem luz e brilho em uma intensidade que, por vezes, fica difícil fitar diretamente ou perceber com clareza seus contornos, dimensão ou formas. Ao se retirarem deixam um rastro de luz que serve de inspiração, guiando gerações. São como um marco, uma referência na história da nossa evolução pela mudança que proporcionaram. Sou infinitamente grata por ter sido tocada pela extraordinária força da Dra. Holland e por tudo o que representou este encontro em minha vida profissional, pessoal e espiritual. Trabalharei sempre para seguir, respeitosamente, o caminho que este rastro de luz orienta".

No dia 25 de janeiro será realizado uma homenagem, em Nova Iorque em nome desta grande alma. Conosco, nosso sentimento de gratidão e respeito, neste momento de luto e saudades.   

Em Dia

Grupo Girassol

Frida Galera participa de encontro. Leia mais

Feed de Notícias

 

Certificação

   61 3429 2900

   Envie um E-mail

   Marque sua Consulta

 

Powered by Carla Furtado Comunicação
Copyright © 2015