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27/11/2017
Dr. Bruno Wance, Oncologista Clínico do Cettro

Novembro Azul: Com Dr. Bruno Wance

 
É de conhecimento geral que a prática de exercício físico traz diversos benefícios para a saúde e diminui a mortalidade por causas cardiovasculares. Nas últimas décadas o interesse pela relação entre atividade física e câncer vem crescendo a passos largos e o seu efeito protetor se torna cada vez mais evidente. Falaremos dessa vez sobre sua relação direta com o Câncer de Próstata.  

Prevenção  

Inúmeros estudos científicos apontam para a capacidade do exercício em diminuir o surgimento de variados tipos de câncer, dentre eles aqueles que surgem na próstata. Alguns mecanismos envolvidos nesse efeito protetor são aumento do gasto energético promovendo o controle do peso, regulação de hormônios sexuais, insulina, prostaglandinas e modulação do sistema imune.  

Exercício Físico é Prevenção!
 

  • A Sociedade Americana de Câncer recomenda 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana, de preferência distribuída ao longo dos dias. 
  • A redução de risco de câncer parece aumentar com o tempo dedicado e intensidade do treinamento. 
  • Quanto mais precoce for a idade de início, melhor. 
  • Mesmo pessoas que iniciam a prática de exercícios regulares na 3ª idade podem usufruir dos benefícios, portanto nunca é tarde para começar. 
  • Se você tem mais de 40 anos ou possui algum problema de saúde, não se esqueça de conversar antes com seu médico.   

Controle do Câncer e Redução da Mortalidade  

Além de prevenir as neoplasias, condicionamento físico parece ser capaz de promover controle de doença e redução da mortalidade nos pacientes já portadores de câncer de próstata. Estudo científico que avaliou 1.455 pacientes com câncer de próstata mostrou que a prática de ao menos 3 horas de caminhada a 5Km/h (ritmo moderado) foi capaz de diminuir pela metade o risco da doença avançar. Outro estudo, que acompanhou 2.705 pacientes, evidenciou queda de mais de 60% na mortalidade direta por câncer de próstata naqueles pacientes submetidos a mais de 3 horas de atividade física vigorosa por semana.  

Sobreviventes do Câncer  

Apresentado esse ano em um dos maiores congressos mundiais sobre câncer (ASCO 2017), estudo científico mostrou que pacientes que passaram por tratamento oncológico apresentam pior saúde física do que a população geral. Somado a isso, por ser uma doença que ocorre principalmente após a 7ª década de vida, o câncer de próstata tende a coexistir com outros problemas crônicos de saúde como hipertensão e diabetes. A prática de exercícios físicos é fundamental para a retomada do condicionamento e controle dessas comorbidades, sendo capaz de melhorar a qualidade e o tempo de vida. 
 

Tenho Câncer, Logo, Me Exercito!  

  • Portadores de câncer de próstata que realizam exercício físico vivem mais que aqueles sedentários. 
  • O tratamento do câncer de próstata pode aumentar o risco cardiovascular, e a prática de exercício físicos irá contribuir para equilibrar esse fator. 
  • Por ser mais comum no idoso, o câncer de próstata coexiste com outras doenças, e o treinamento físico irá ajudar no controle não só do câncer mas também dessas outras enfermidades. 
  • Pacientes que passam por tratamento para o câncer de próstata costumam perder saúde física, e o recondicionamento pode melhorar sua qualidade e tempo de vida.   

Mexa-se  

Movimentar-se irá certamente trazer muitos benefícios pra sua saúde física e mental, reduzindo o estress, elevando a qualidade do sono e do apetite, aumentando a sensação de bem estar e melhorando sua qualidade e tempo de vida, seja você portador ou não de câncer de próstata.  

Abaixo seguem algumas dicas práticas de como levar uma vida mais ativa, além de sugestão de locais propícios à prática de atividades físicas aqui na capital. Brasília é uma cidade de muitos parques: guarde seu celular, desligue a televisão e nos vemos na pista!  

Dicas Práticas para o Dia-a-Dia  

  • Limite o tempo sentado em frente à TV, smartfones e tablets. 
  • Use as escadas ao invés do elevador. 
  • Se possível ande ou pedale até o seu destino. 
  • Alongue-se durante o dia, e evite passar longos períodos sentados. 
  • Saia para dançar com amigos. 
  • Planeje férias ativas. 
  • Junte-se a um grupo de atividades físicas.

Em Dia

European Journal of Cancer

Dr. João Nunes publica. Leia mais

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