61 3429 2900   |   cettro@cettro.com.br
 
 

02/01/2018

Janeiro: Prevenção do Câncer de Colo de Útero

 
 
Janeiro é o mês internacional de atenção ao câncer de colo de útero, cujo símbolo é o laço verde e branco. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, trata-se do segundo câncer mais incidente na região Centro-Oeste. 

Fatores de Risco  

HPV

A maioria dos casos de câncer de colo de útero está relacionada ao Papilomavírus Humano (HPV), mais especificamente aos subtipos de alto risco. Mulheres portadoras desses subtipos têm até 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de colo de útero.  

Hábitos


Fatores como o início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros sexuais e a falta de higiene íntima adequada podem ampliar o risco de desenvolvimento da doença.  

Tabagismo e Contraceptivos


O tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais são fatores também relacionados ao câncer de colo de útero.  

Prevenção

Preservativo

Uma vez que o HPV está diretamente ligado ao câncer de colo de útero, evitar o contágio é fundamental. Como a transmissão se dá por via sexual, o uso do preservativo funciona como importante forma de prevenção.  

Vacina Anti-HPV

Ainda no rol das medidas preventivas, destaca-se a imunização contra o HPV. O SUS oferece gratuitamente a vacina quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. É oferecida para meninos e meninas dos 9 a 14 anos.  

Detecção Precoce  

Papanicolau

O exame Papanicolau aparece como o caminho ideal para a identificação precoce da doença. Toda mulher deve realizar o exame uma vez por ano, desde o início da vida sexual. O intervalo entre um exame e outro pode ser reduzido dependendo de aspectos como presença de lesões e determinados hábitos sexuais. Vale destacar que a maioria das infecções por HPV não apresenta sintomas (lesões ou verrugas). A detecção da doença em estágio inicial evita até 80% dos óbitos.
   

Em Dia

Psico-Oncologia

Dra. Cristiane Decat Homeageia Dra. Jimmie Holland. Leia mais

Feed de Notícias

 

Unidades

Asa Sul

Asa Norte

Taguatinga

Ceilândia

Cettro Petit

COHD

CIN

Certificação

   61 3429 2900

   Envie um E-mail

   Marque sua Consulta

 

Powered by Carla Furtado Comunicação
Copyright © 2015