61 3429 2900   |   cettro@cettro.com.br
 
 

01/03/2017

Cettro Implanta Primeira Máquina do Centro-Oeste Voltada à Redução da Alopecia por Quimioterapia

 
 
Acaba de desembarcar no Distrito Federal o primeiro equipamento Paxman Orbis Scalp Cooler do Centro-Oeste. A tecnologia, que utiliza o resfriamento do couro cabeludo no combate à perda de cabelo decorrente da quimioterapia, chega à região por iniciativa do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), que integra a Rede Einstein de Oncologia.  

Para os oncologistas do serviço, responsáveis pelo investimento avaliado em R$ 300 mil, a questão vai além da estética: "A perda do cabelo não é apenas mais um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. Constitui um dos fatores de maior impacto psicossocial, especialmente para as mulheres, podendo afetar severamente a autoimagem e a identidade, bem como a capacidade de enfrentamento da doença", destaca Dr. Murilo Buso, superintendente do Cettro.   
 

Como Funciona - Para compreender a ação da tecnologia antialopecia, é importante esclarecer que a perda do cabelo durante o tratamento está associada à ação dos quimioterápicos, que atuam sobre as células em franco desenvolvimento. Ocorre que, assim como as células cancerosas, os folículos capilares também são células de crescimento rápido.   
 

O resfriamento do couro cabeludo provoca vasoconstrição cutânea, reduzindo o fluxo sanguíneo para os folículos. Com o emprego do sistema de resfriamento do couro cabeludo 30 minutos antes da quimioterapia, durante o procedimento e por 90 minutos após o término, é diminuída a captação dos quimioterápicos pelos folículos e esse é o mecanismo que evita a perda dos fios.  

Comprovação Científica - A máquina instalada em Brasília é a mesma utilizada na pesquisa apresentada durante o San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS), maior evento mundial sobre câncer de mama, realizado em dezembro último, nos EUA. É composta por uma unidade de refrigeração à qual a touca térmica permanece conectada, atingindo temperatura de 17oC.  

Segundo o estudo, batizado de "SCALP", mais de 50% das pacientes submetidas ao tratamento de resfriamento mantiveram seus cabelos. A pesquisa foi realizada com mulheres com câncer de mama estágios I e II. Novas investigações devem contemplar estágios mais avançados da doença, além de outros cânceres. Quanto aos efeitos colaterais do resfriamento, destaca-se a dor de cabeça, considerada tolerável.  

O tratamento com a Paxman Orbis Scalp Cooler já está aprovado pela Anvisa. Contudo, ainda não é contemplado pelo rol de serviços de saúde suplementar cobertos pelos planos de saúde. A indicação para uso da tecnologia é feita pelo oncologista, que leva em consideração o tipo do câncer, seu estágio, bem como as condições gerais do paciente.  

SERVIÇO
Resfriamento do Couro Cabeludo para Prevenção de Queda de Cabelo por Quimioterapia
Tecnologia Paxman Orbis Scalp Cooler
entro de Câncer de Brasília (Cettro)
Informações: (61) 3429 2900
www.cettro.com.br

Em Dia

COBERTURA ASCO 2017: BALANÇO GENITOURINÁRIO

Com Dr. Fernando Vidigal e Dra. Ana Cardoso. Leia mais

Feed de Notícias

 

Unidades

Asa Sul

Asa Norte

Taguatinga

Ceilândia

Cettro Petit

COHD

CIN

Certificação

   61 3429 2900

   Envie um E-mail

   Marque sua Consulta

 

Powered by Carla Furtado Comunicação
Copyright © 2015