61 3429 2900   |   cettro@cettro.com.br
 
 

Certificação

 

Para atestar a qualidade da assistência, é cada vez maior o número de serviços médico-hospitalares em busca da certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação/Ministério da Saúde. Nessa mesma trilha, o Cettro tornou-se em 2010 o primeiro serviço de oncologia acreditado pela ONA nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul, além de ser a primeira clínica acreditada no Distrito Federal. Em 2011, foi mais uma vez o primeiro, com a obtenção da Acreditação Plena - segundo de três níveis outorgados pela ONA. E, em 2012, celebrou a conquista da Acredição com Excelência - nível 3.

O selo certifica instituições que conduzem processos com evidências claras de conformidade, como segurança para os pacientes e os profissionais, instrumentos competentes de gerenciamento, indicadores de qualidade e disposição para a melhoria contínua. A ONA é extremamente exigente: não basta dizer que faz, é necessário apresentar evidências das boas práticas.

Segurança

O remédio correto, na dose precisa para o paciente certo – essa é uma das premissas da Acreditação. Os processos devem permitir absoluta rastreabilidade, que se traduz, por exemplo, na identificação do caminho percorrido por uma medicação desde a entrada na instituição até a administração no paciente.

O extremo cuidado com os quimioterápicos tem ampla justificativa. Alterações nas condições da medicação podem comprometer sua eficácia. Quando chegam ao Cettro, os remédios são checados em vários aspectos, tais como: prazo de validade e temperatura de conservação. Em seguida, são armazenados em sistemas inteligentes de refrigeração com gerador próprio, capazes de avisar a equipe via e-mail e SMS diante de eventuais quedas de energia.

Outro fator relevante é a tripla conferência da prescrição antes da administração dos quimioterápicos no paciente. O câncer não é uma única doença, trata-se de um grupo de patologias. Vivemos o momento da individualização do tratamento, no qual para cada doença e para cada caso adota-se um protocolo específico. Trocar ou alterar a medicação equivocadamente pode afetar o controle e a cura do câncer.

Integral

Processos transparentes e informações claras e precisas pavimentam a construção de um serviço de saúde acreditado. Uma pessoa bem informada atua de maneira decisiva em seu próprio tratamento. No Cettro, o paciente e sua família são assistidos por uma equipe interdisciplinar, preparada para auxiliá-los durante as diversas etapas do processo – o que inclui aspectos psicossociais. O foco é manter o paciente ciente e ativo em relação ao tratamento.

Seleção

Há quem defenda que para a opinião pública a Acreditação deverá servir como uma forma de seleção dos serviços. Contudo, é importante ressaltar que a certificação não é um prêmio, não se encerra em si mesma. Trata-se de um processo contínuo de compromisso com a vida.

Em Dia

Correio Destaca

Touca disponível no Cettro evita alopécia na quimio. Leia mais

Feed de Notícias

 

Certificação

   61 3429 2900

   Envie um E-mail

   Marque sua Consulta

 

Powered by Carla Furtado Comunicação
Copyright © 2015